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Cliente Ideal Para Vender Doces: Aprenda a Definir o Seu

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Você sabe escolher corretamente o seu cliente ideal?

Definir quem compra seu produto é muito importante, pois você não conseguirá atingir todos os públicos.

Por exemplo, existem pessoas que não pagam R$20 em um bolo simples de fubá e ainda reclamam do preço.

Assim como existem clientes que pagariam R$50 sem questionar o preço pois conhecem a procedência e qualidade do produto.

O que eu quero dizer com isso?

Aquele que reclama do preço, negativa seu negócio dizendo que está caro, definitivamente não é o seu cliente ideal. Consegue entender?

Definir seu cliente perfeito é essencial para estabelecer estratégias de negócio para a pessoa certa e consequentemente, vender mais!

Neste artigo eu vou te mostrar a importância e como definir o seu cliente ideal.

 

Por Que Definir Meu Cliente Ideal?

Primeiramente vamos fazer um reflexão sobre quantos anúncios você recebe por dia.

Instagram, Facebook, Youtube, Televisão, Outdoor… muita informação, não é mesmo?!

A grande questão é que você, como consumidor, ignora a maior parte desses anúncios.

E por que você faz isso?

Ou a propaganda não está chamando a sua atenção. Ou então você não se identifica com o produto e não possui interesse em comprar.

Por outro lado, algumas empresas e anúncios te chamam atenção e você, muitas vezes, passa a desejar até aquilo que não está precisando.

E isso acontece porque estas empresas conhecem bem a sua persona (cliente ideal).

Definir a persona corretamente é importante para:

– criar conteúdo de qualidade (fotos, vídeos) nas redes sociais que atraia e gere interesse dos seus seguidores, o que aumenta curtidas e compartilhamentos.

– desenvolver produtos e serviços que as pessoas realmente estejam buscando.

– se comunicar com seus clientes de forma certeira ao ponto de fazer com que eles sintam que te conhece a muito tempo.

– descobrir quais são os meios de comunicação mais adequado pra entrar em contato com seu cliente. Por exemplo, é melhor pelo whatsapp ou telefonar mesmo?!

Vamos Exemplificar…

Você decidiu trabalhar no nicho de brigadeiros para estudantes.

Assim, seu cliente ideal serão estudantes. Até aqui tudo bem?

Agora vamos pensar mais um pouco.. são estudantes universitários? Eles possuem dinheiro pra comprar? Quais são os medos e dificuldades? Quais são os desejos e sonhos?

Depois de pesquisar você chegou no seguinte padrão:

Universitários que estudam a noite e fazem estágio durante o dia. A correria do dia a dia é intensa.. trânsito, trabalho, provas. No intervalo das aulas gostam de comer um docinho pra dar uma animada e seguir a rotina.

O próximo passo é dar um nome pra esse “padrão”, ou seja, personificar:

Maria tem 22 anos e faz faculdade de direito à noite. Durante o dia estagia em um escritório de advocacia. Sonha em conquistar o seu diploma, trabalhar bastante e ter o reconhecimento em sua carreira. É uma aluna muito aplicada e por isso sempre está preocupada com o seu rendimento nas provas. Para aliviar o estresse da correria do dia a dia sempre compra brigadeiros de uma senhora que vende na porta de sua faculdade.

 

Como Definir o Cliente Ideal na Prática?

Para definir o seu cliente ideal você vai precisar coletar dados básicos.

Você pode elaborar uma pesquisa e aplicá-la com os seus clientes.  Mas caso ainda não tenha clientes, estude o perfil da sua persona o máximo que conseguir.

Quando começar a ter os primeiros clientes, aplique a pesquisa para aprimorar os seus resultados.

Crie um questionário e inclua perguntas mais básicas como idade e gênero, mas foque nas questões que vão mais a fundo nos interesses dele.

 

Veja Algumas Ideias de Perguntas

DADOS DEMOGRÁFICOS

Qual a faixa etária?

Qual o sexo predominante?

Qual é a ocupação desse público?

Quanto ganham em média?

Onde moram?

Qual é o grau de instrução?

Qual é o estado civil?

Quantos filhos tem?

PERGUNTAS COM DIRECIONAMENTO PESSOAL E COMPORTAMENTAL:

Que quantidade compram do tipo de produto ou serviço que quero oferecer?

Com qual frequência / quando compram esse tipo de produto?

Onde costumam comprar?

Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar ?

O que leva esse público a comprar? Será que é o preço? A marca?

A qualidade? O atendimento? O prazo de entrega? As condições de pagamento?

Repostas Sobre Dados Demográficos

Qual a faixa etária? 25 à 45 anos

Qual o sexo? Feminino

Qual é a ocupação? Trabalham como assalariadas em diversos setores

Quanto ganham? Em média, 3 salários mínimos

Onde moram? No Rio de Janeiro, bairro Tijuca

Qual é o grau de instrução? Ensino Médio à Superior Completo

Qual é o estado civil? Casados em sua maioria

Quantos filhos? Média de 2

Respostas Sobre Direcionamento Pessoal e Comportamental

Que quantidade compram? Ao menos 3 chocolates por semana.

Com qual frequência ? Durante a semana, consomem algum bombom ou trufa apóso almoço, pelo menos 3 vezes na semana. Em época de Páscoa aumentam a frequência.

Onde costumam comprar? Geralmente no próprio restaurante por quilo onde almoçam em seu intervalo no trabalho. Os chocolates ficam expostos no balcão de pagamento, na saída do estabelecimento. Em época de Páscoa, preferem encomendar ovos caseiros pois as marcas do supermercado, além de caras não oferecem a mesma variedade e qualidade.

Que preço pagam atualmente? Em média, R$ 3,50 a unidade da trufa. Em média, R$ 40 em um ovo trufado.

O que leva esse público a comprar? O preço certamente influencia, mas a qualidade é o que mais faz diferença. As condições de pagamento também influenciam muito, pois a pessoa já está pagando pelo almoço com seu cartão ou vale refeição. Portanto, basta adicionar na conta.

Quando estão de folga, o que costumam fazer? Gostam de assistir filmes e ficar em casa com a família.

Em que época do ano mais costumam comprar esse produto? Durante o ano todo, e na época de Páscoa aumentam ainda mais o consumo.

O que esperam conquistar comprando meu produto? Satisfação de estarem degustando meus chocolates junto das pessoas que gostam.

Eles comprariam o meu produto para resolver um problema? Sim. Poderia ser um presente para ser dado de última hora, ou alguma encomenda que precise fazer para presentear a família inteira na Páscoa.

Qual é o seu maior objetivo ao comprar meu produto? Ter um produto e atendimento de qualidade.

Meu Cliente Ideal É..

Com base nas respostas captadas pelo questionário chegamos no seguinte cliente ideal:

Helena tem 30 anos, possui Ensino Superior Completo e trabalha como Secretária em uma empresa multinacional. Ela ganha 3 salários mínimos. Mora com seu marido e 2 filhos na Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

Durante a semana, ela almoça em um restaurante por quilo com seus colegas de trabalho, e no momento do pagamento, cerca de 3 vezes na semana leva uma trufa artesanal, que fica exposta no balcão de pagamento.

Em época de Páscoa, ela aumenta seu consumo tanto para presentear amigos e parentes, como para consumo próprio. Prefere encomendar ovos caseiros pois as marcas do supermercado, além de caras não oferecem a mesma variedade e qualidade.

A trufa custa em média R$ 3,50 e R$ 40 em um ovo trufado. Ela adora chocolate, e compra as trufas tanto pela qualidade como pela comodidade de poder adicionar esse valor na conta do almoço que já está pagando com seu cartão.

Aos finais de semana e momentos de folga, gosta de ficar em casa com a família e assistir filmes. Para ela, degustar um chocolate é algo especial, e sempre remete à bons momentos que tem com as pessoas que gosta. Por isso faz questão de que o produto seja de qualidade.

Eu vou ser a salvação da Clara quando ela precisar dar algum presente de última hora (e chocolates finos são sempre bem vindos), ou quando precisar fazer uma encomenda na Páscoa para presentear a família toda.

Percebeu que quando você “humaniza” o perfil do seu cliente, fica muito mais fácil de pensar estratégias de vendas mais assertivas?

 

Estratégias de Vendas Direcionado ao Meu Cliente Ideal

Com seu cliente ideal definido, você poderá oferecer produtos específicos, em momentos específicos. No exemplo da Helena, poderia ser:

– Criar kits com 3 trufas (ou múltiplos de 3) que compensem mais do que se comprados 1 de cada vez no restaurante por quilo, como ela faz hoje.

– Oferecer condições de pagamentos via maquininha de cartão, uma vez que ela já está acostumada com essa facilidade.

– Criar um cartão fidelidade, onde a cada 12 trufas, ela ganha um trio de presente.

– Tentar fechar parceria com o dono do restaurante onde a Clara almoça, para que eles passem a vender as suas trufas.

Promoções especiais em época de Páscoa.

Agora, é com você! Defina quem é o seu cliente ideal, e escreva o que você poderá oferecer à ele, agora que já conseguiu defini-lo.

Saber com quem você está falando é o primeiro passo de uma jornada de sucesso no seu negócio de doces caseiros.

Esse é apenas o ponto de partida, que deve ser revisado periodicamente para cada vez mais oferecer exatamente o que o seu cliente procura.

 

Ainda Está em Dúvida Para Definir Seu Cliente Ideal?

Se mesmo após a leitura deste artigo você ainda sinta que tem dificuldade para conhecer e entender seu público, eu tenho mais uma dica pra você!

A nossa parceira Angelica se prontificou em ajudar todos os leitores aqui do blog a compreender como tornar seu negócio um trabalho profissional de verdade.

Angélica Rodrigues (@angelicarodrigues.mkt) é especialista em marketing digital, idealizadora do blog Doce renda na cozinha e do projeto Renda na cozinha!

Além disso, desenvolveu o treinamento Confeitando o Marketing cujo objetivo é te ensinar a entender todo o processo de compras do seu cliente e, assim, alavancar as suas vendas! 

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– Falar pelo Whatsapp, enviando sua mensagem para o número 12982564630.

– Deixar seu comentário aqui no blog.

– Escrever email para: [email protected]

– Enviar direct no meu instagram: @cursosdeconfeitaria

Eu desejo a você todo sucesso do mundo no seu projeto.

Beijos

Equipe Cursos de Confeitaria

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